Avançar para o conteúdo principal
É tão fácil deixar andar. Simplesmente deixar. Uma ligeira tentativa aqui, outra ligeira tentativa ali. Só para disfarçar o deixar andar. E poder continuar a deixar andar. É tão fácil deixar andar. Não exige força, não exige motivação, não exige tentativa, não exige o risco de erro. Deixar andar exige continuar, apenas continuar. Os mesmos gestos, os mesmos hábitos, as mesmas respostas para as mesmas perguntas. Sempre a pura da mesma merda. Deixar andar é sempre a mesma pura da mesma merda. Estar na merda não é estar mergulhado na merda. Estar mergulhado é mau, claro. É muito mau. Mas o pior de tudo é estar apenas levemente besuntado de merda. O pior de tudo é estar impecável da cabeça aos pés, bem-cheiroso, imaculado, um brinquinho – e depois ter um pedacinho, um minúsculo centímetro ou nem isso, de merda na camisa ou nas calças ou nos sapatos. E aquele pedacinho de merda vai contagiando tudo o resto, e vai-se mantendo ali (porque é só um bocadinho e tu pensas que o limpas depois, e vais deixando para amanhã, outra vez para amanhã), sempre pequenino, sempre a perturbar-te. Sempre a manter-se por ali. E deixar andar é isso mesmo: a merdazinha, a merda pequeninha, a merda poucochinha, que vai ficando. Deixar andar é admitir estar limpinho da cabeça aos pés com um pedacito de merda pelo meio. E às tantas é aquilo que vês enquanto tu: aquela criatura impecável com um pedacinho de merda pelo meio. Mas não. Não. Tu não és esse gajo ou gajo. Mas não. Não. Tu não és alguém impecável da cabeça aos pés com um bocado de merda pelo meio. Tu és – e tens de querer sempre sê-lo – impecável da cabeça aos pés sem qualquer pedaço de merda pelo meio. Se é merda: é para expurgares de ti. Agarra nela e atira-a para bem longe. Não te deixes andar assim, com esse ligeiro cheiro, com esse ligeiro desconforto, com essa ligeira satisfação. Se é ligeira não é satisfação. Se é ligeira é outra qualquer coisa qualquer, é outra merda qualquer – mas não é satisfação. Se não és tu todo: então nem sequer és tu. Faz novas perguntas para poderes teres novas respostas, experimenta uma coisa por dia, nem que seja um gelado, um gesto, uma palavra. Experimenta, inventa, tenta, faz. Recusa deixar-te andar, recusa a facilidade doentia de deixares-te andar. Recusa tudo o que não seja tudo. Recusa nada que não seja tudo. Até porque qualquer nada é suficiente para já não ser tudo. 

Pedro Chagas Freitas

Porquê que deixámos as coisas andar? Porquê que nos contentamos com pouco?

Comentários

  1. Por vezes era tudo tão mais fácil de "deixássemos andar". Eu não sou assim, não consigo simplesmente "deixar andar", não consigo contentar-me com pouco...por isso é que vou atrás, por isso é que sofro e me desiludo, coisa que não aconteceria se me limitasse a deixar andar...mas prefiro as cicatrizes das derrotas do que a tristeza de não ter tentado sequer!

    ResponderEliminar
  2. Este homem escreve realmente muito bem. E que grande texto!

    ResponderEliminar
  3. Às vezes tornamos-nos demasiado passivos...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Porque o vosso comentário vale mil sorrisos!

Mensagens populares deste blogue

Boa semana #1

E que seja uma semana cheia de novas oportunidades!

Desabafo #2

Em momentos de aflição, nós, humanos, temos a tendência de rezar a um Deus que nem sabemos se existe. Ou pelo menos, eu não sei se existe ou se acredito. Também não quero ser hipócrita de me lembrar Dele, seja Ele quem for, em momentos de desespero ou porque preciso de algo. Contudo, às vezes gostava de acreditar e a ajoelhar-me ao lado da cama e falar com Ele, mas não consigo. Acho que ainda me faz falta essa fé, que ainda aos 29 anos, luto por isso. Enquanto isso, falo para o ar ou para o meu avô que acredito que esteja sempre presente, pelo menos no meu coração está, em busca de sábios conselhos ou apensas uma luz no fundo do túnel. Não sei se resulta ou não, vou acreditar que sim, mesmo sem resultados iminentes, pois naqueles dias mais difíceis faz-me sentir ligeiramente melhor.

Novidade Fresquinha e um Bom Fim-de-semana!

E a novidade é que arranjei trabalho. Não o que queria, mas para já é melhor do que estar em casa.  Continua a ser em shopping, porém um pouquinho melhor de onde estava anteriormente. Ao menos tenho um fim-de-semana por mês, onde aquecer o almoço/jantar e sem horários estranhos de duas horas de pausa e mais de 10h enfiada no trabalho. Agora é continuar a procurar algo ainda melhor e em Setembro regressar aos estudos. Um bom fim-de-semana!